Para Estudar Língua Estrangeira

A maioria dos alunos que estuda um idioma estrangeiro deseja melhorar o conhecimento de vocabulário e estruturas da língua.

Além disso, a conversação também é outro aspecto importante para os estudantes. Apenas o conteúdo visto na sala de aula não é o bastante para consolidar o contato com a língua, é preciso dedicar mais horas para adquirir a habilidade comunicativa.

Hoje em dia, com o surgimento da internet, é mais fácil aprimorar o aprendizado, desde que se faça bom uso desta ferramenta. Confira algumas dicas para alavancar os estudos e adquirir mais confiança durante as aulas.

Um dicionário é essencial para quem deseja ler textos ou criar conteúdo em outra língua. Antigamente, apenas adquirindo um exemplar ou indo a uma biblioteca era possível consultar um bom dicionário de editora renomada.

Hoje em dia, não é mais necessário gastar tempo e dinheiro para isso. Ótimos dicionários gratuitos estão disponíveis na internet, com maior acessibilidade e conteúdo de qualidade. Basta fazer uma pesquisa buscando uma versão online da língua que desejar.

Uma forma descontraída de conhecer expressões coloquiais e gírias é assistir filmes e séries sem dublagem. Além disso, este exercício serve para melhorar a capacidade de escuta, deixando o aluno mais habituado com a pronúncia do idioma.

Para aqueles que têm muita dificuldade em entender o conteúdo, a opção de legenda na língua estrangeira pode auxiliar o estudante a assimilar o som à palavra escrita. Quem não dispõe de muito tempo para ver vídeos longos pode optar por trailers, que geralmente tem duração máxima de 5 minutos.

É importante anotar informações novas em um caderno destinado apenas para este fim. Organize o vocabulário novo, escrevendo, se necessário, uma referência de pronúncia e um exemplo da palavra dentro de um contexto.

As explicações gramaticais da aula também devem ser guardadas, não confie apenas em sua memória! Fazer perguntas ao professor é essencial para que dúvidas simples não sejam ignoradas, afinal a dúvida que você tem pode ser a mesma de um colega de classe. Não sinta vergonha por perguntar, todos estão no mesmo ambiente para aprender juntos, inclusive com os erros cometidos.

A conversação pode ser treinada fora do espaço escolar, por meio de redes sociais e salas de bate papo internacional, muitas com recurso de áudio, permitindo o uso de microfone.

Um exemplo é o site LiveMocha, que disponibiliza aulas gratuitas e incentiva a interação de membros que estejam aprendendo um novo idioma em comum.